quinta-feira, 15 de março de 2012

10 musicais da Broadway que foram parar nas telas de cinema






Mamma Mia - O musical chegou na Broadway em 2001 e é baseado nas músicas da banda Abba. O filme, lançado em 2008, conta com a protagonização de nada mais nada menos que Meryl Streep.


O Fantasma da Ópera - O musical estreou na Broadway em janeiro de 1988 e, desde então, nunca mais saiu de cartaz. O filme, de 2004, com Gerard Butler no papel do fantasma, recebeu inúmeras indicações ao Oscar e Globo de Ouro.


Grease - Estreou em 1971 na Broadway e durante muito tempo foi recordista de apresentações. No cinema, sete anos depois, foi estrelado por John Travolta e Olivia Newton John. Com um orçamento de US$ 6 milhões de dólares e arrecadação mundial de mais de US$ 360 milhões, o filme se tornou o de maior lucro de bilheteria dos Estados Unidos


Hello, Dolly! - O filme, de 1969, estrelado por Barbra Streisand, é baseado no musical da Broadway de 1964, mas nenhum ator do elenco original fez parte do da produção cinematográfica.


A Noviça Rebelde - A peça foi aos palcos em 1969 e chegou ao cinema em 1965. O filme, estrelado por Julie Andrews, se tornou um dos maiores sucessos da história do cinema e faturou 5 Oscars.


Cabaret - Essa produção da Broadway de 1966 virou filme em 1972 e ganhou, na época, 8 Oscars.


Moulin Rouge - Inspirado na famosa peça da Broadway, ele foi o primeiro musical a ser indicado ao Oscar após uma recessão de 23 anos sem que esse estilo ganhasse qualquer estatueta (ganhou 2, Melhor direção de arte e Melhor figurino), abrindo espaço para outros musicais futuros.


Chicago - A produção original estreiou em 1975. Vinte e um anos depois, a Broadway fez um "revival" da peça e, hoje, "Chicago" é o sétimo show há mais tempo em cartaz na história da Broadway. A versão cinematográfica foi lançada em 2002 com nomes importantes do cinema, como Catherine Zeta-Jones e Richard Gere. O filme ganhou 6 Oscars, além de outros prêmios importantes.


Evita - Estreou na Broadway em 1979 com imenso sucesso. Em 1996, o diretor Alan Parker abraçou o projeto e levou a peça ao cinema. Madonna, que fez o papel principal da trama, ganhou um Golden Globe por sua atuação.


Minha Bela Dama - O roteiro do filme, de 1964, é uma refilmagem do clássico Pigmaleão e é baseado na peça homônima, que estava sendo encenada na Broadway. O filme foi indicado a 12 categorias do Oscar e faturou 8, incluindo de Melhor filme.

Paula Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário