sexta-feira, 2 de março de 2012

Cinema - 1895

Você sabe por que o dia 28 de Dezembro de 1985 é importante para o Cinema?
Nesse dia os irmãos Lumiere fizeram a primeira presentação pública paga no Salão Grand Café, em Paris, com o invento Cinematógrafo, um aperfeiçoamento do Cinetoscópio de Thomas Edson. Esse aparelho permite registrar uma série de instantâneos fixos, em fotogramas, criando a ilusão do movimento durante certo momento. Essas imagens eram projetadas sobre uma tela, sendo que a ilusão do movimento é produzido pela retenção da retina. 
O Cinematógrafo é considerado um grande marco na história do cinema.




Para introduzir mais ao inicio da imagem em movimento, vamos falar sobre Eadweard Muybridge, que em 1876 fez uma experiência inovadora, criando "zoopraxinoscópio". O aparelho consiste em 24 câmeras fotográficas colocadas em intervalo regular ao longo de um hipódromo, com a passagem dos cavalos, os fios eram rompidos desencadeando disparos sucessivos, criando assim o movimento do animal em fotogramas. O invento foi testado inicialmente com 12 câmeras, mas o mesmo não obteve tanto sucesso. 




A propagação do cinema pelo mundo é de responsabilidade dos irmãos Lumiere, com a apresentação de pequenos filmes, sendo esses os primeiros registros do cinema amador. O primeiro audiovisual exibido na história foi "Empregados deixando a fábrica de Lumiere", produzido por Louis Lumiere. Depois desse curta, as histórias e pequenas comédias foram sendo criadas e propagadas pelo mundo.



Mesmo com a sua propagação e grandioso sucesso, o cinema ficou sem audio (mudo) por 30 anos, pois nenhum produtor ou inventor conseguiu casar a imagem com um som sincronizado. Sendo assim, até a década de 20, as exibições eram praticamente silenciosas, sendo acompanhadas com música ao vivo, ou efeitos especiais de narração e diálogos escritos, presente entre as cenas. 
Os filmes de Charles Chaplin tem essas falas como uma de suas características.


Com o crescimento dos filmes, os nickelodeons - pequenos lugares de exibição de filmes, onde se pagava o ingresso de 1 nickel - começou a expandir, juntando uma grande quantidade de pessoas, chamando a atenção da elite para o poder e para a influencia daquelas exibições. 
Os filmes começaram a aumentar sua duração, sendo que as durações eram entre 10 e 15 minutos. Mas o filme australiano produzido em 1906, "The Story of the Kelly Gang", com duração de 70 minutos, foi mais uma das inovações, sendo até hoje lembrado como o primeiro longa do história do cinema.



Em 1926, a Warner Brothers introduziu o sistema de som Vitaphone (gravação de som sobre um disco). Um ano depois, a Warner lançou o filme "The Jazz Singer", um musical que pela primeira vez na história do cinema possuia alguns diálogos e cantorias sincronizados, aliando as partes totalmente sem som. Então, em 1928 com o filme "The lights of New York" - com produção da Warner - o cinema passou a ter o primeiro filme com o som totalmente sincronizado.

Lidyane Pereira

Um comentário: