Filmes de qualidade que possuem uma situação estético-dramática com “estrutura” teatral, onde o filme acontece em um ou poucos ambientes, com poucos cenários, entre outras características atribuídas ao teatro.
Dogville
Lançado em 2003, o diretor Lars Von Trier trabalha com cenário de teatro durante o filme todo. É um filme inovador pela simplicidade de todo o panorama e pelo corte das cenas. Foi filmado em um galpão na Suécia, com poucas mesas, algumas paredes e riscos de giz no chão que fazem indicações.
O próprio diretor é também narrador, e ainda controla a câmera.
Sinopse: Durante a época da grande depressão, Grace (Nicole Kidman), uma fugitiva da máfia, encontra abrigo numa pacata cidadezinha chamada Dogville. Os habitantes no começo se mostram receptivos e bondosos com a nova moradora, mas aos poucos são reveladas as verdadeiras intenções da vila com a frágil forasteira, em um crescimento insuportável de exploração e humilhação.
Festim Diabólico
É um filme de 1948 dirigido por Alfred Hitchcock, que se baseou em uma peça teatral de Patrick Hamilton.
Festim Diabólico foi todo realizado em planos-sequência de 8 minutos (na época, o máximo que um rolo de filme podia suportar). Os cortes são quase imperceptívies devido aos truques de edição.
Sinopse: Na cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconder o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida. Baseado em uma história real.
El Metodo
De 2005, El Metodo é dirigido por Marcelo Piñeyro e faz uma adaptação livre da peça teatral “El Método Gronholm”, de Jordi Galcerán.
O filme apoia-se em diálogos e conflitos entre os personagens que estão em uma sala de um arranha-céu enfrentando um lugar em empresa multinacional. A ação consiste em pouco mais do que um café ocasional e um ir à janela para esticar as pernas.
Sinopse: Sete executivos disputam uma vaga numa empresa em Madri (Espanha). No mesmo dia, uma reinião do G-8 faz com que as ruas da capital espanhola seja ocupada por violentos manifestantes. Mesmo assim, os candidatos participam da seleção, cujas provas são elaboradas baseadas num chamado Método Grönholm. Fechados numa sala, os candidatos têm de descobrir quem é o agente da empresa infiltrado entre eles, entre outras provações.
Quem tem medo de Virginia Wollf?
Dirigido por Mike Nichols, de 1966, “Quem tem medo de Virginia Wolff?” é uma adaptação da peça teatral escrita por Edward Albee, e é considerada a quinta-essência do teatro realista. Trata-se de 129 minutos de diálogo que se passa em um mesmo ambiente.
O filme foi nomeado para todas as categorias do Oscar.
Sinopse: George um professor universitário, e Martha, sua esposa que é também filha do reitor, recebem no final da noite Nick, um jovem professor, e Honey, sua mulher. À medida que a noite avança, as confissões entre os quatro se tornam mais ácidas e a verdade se torna algo muito deprimente.
The Man from Earth
Um filme de 2007, dirigido por Richard Schenkman, é um longa metragem americano baseado em uma obra do escritor de ficção científica Jerome Bixby.
“The Man from Earth” possui cortes normais e poucas cenas externas. É um modelo de filme que praticamente se passa em um só ambiente, uma sala com alguns sofás e lareira.
Pautado em uma ideia que muitos já se perguntaram, o filme traz análises e questões sobre as incertezas que os humanos possuem sobre suas origens.
Sinopse: Na festa de despedida do professor John Oldman, ele supreendentemente muda o rumo da festa ao decidir contar para seus amigos que tem 14 mil anos. É quando começa um debate histórico, científico e religioso entre Oldman e seus amigos.
Life Boat
Um filme de 1944 dirigido por Alfred Hitchcock, e com roteiro baseado em um conto de John Steinbeck.
Life Boat se passa inteiramente em um barco desgovernado vagando sem rumo pelo Atlântico Norte.
Sinopse: Sobreviventes estadunidenses e britânicos se reúnem em um barco a remo, logo após o navio em que viajavam ter sido afundado por torpedos durante a II Guerra Mundial. O submarino alemão U-boat, que os atacara, também foi afundado na mesma hora. Eles resgatam da água um último sobrevivente, um alemão chamado Willi, que se dizia tripulante do submarino, mas na verdade era o capitão. Os náufragos aliados não confiam nele e descobrem suas mentiras, mas acabam tendo que se submeter à liderança do inimigo que demonstra ser o mais capacitado para guiá-los à quase impossível salvação. Mas os sobreviventes não sabem o preço que terão de pagar por essa decisão.
Rafaela Carvalho