quarta-feira, 18 de abril de 2012

Griffith - do teatro para o cinema


David Wark Griffith nasceu em 1875 no estado de Kentucky, EUA. Antes de chegar ao cinema, o estadunidense trabalhou como jornalista e como balconista em lojas e livrarias.
Pode-se resumir a importância dele para o cinema da seguinte forma: antes de Griffith, não existia cinema. Ele reuniu e aperfeiçoou as primeiras descobertas da linguagem cinematográfica e suas técnicas influenciaram os filmes produzidos desde então. Antes dele, jamais fora visto no cinema ações montadas paralelamente construindo um clima de suspense.
Griffith foi o primeiro cineasta a utilizar nos filmes os close-ups, plano e contra-plano, a montagem paralela, os movimentos de câmera, a inserção de detalhes, criando uma dramaticidade às imagens.
Os atores, antes acostumados a fazer teatro, achavam que as aproximações de câmera propostas pelo diretor seriam um tipo de mutilação aos seus corpos e, com a nova luz e técnicas de maquiagem, eles precisaram adaptar suas interpretações e gesticular menos exageradamente.
Considerado o precursor das criações cinematográficas de Hollywood, Griffith desenvolveu a famosa técnica da montagem paralela, mais conhecida como travelling, que é quando duas cenas, que se desenvolvem ao mesmo tempo, são alternadas na tela. (Já pensou assistir a um filme de ação com a câmera parada ao invés de perseguir o carro do vilão?)

A lenda do cinema, Charles Chaplin, chamou Griffith de "o professor de todos nós" e esse sentimento foi amplamente compartilhado. Embora ele não tenha inventado novas técnicas para a gramática do cinema, ele parece ter sido o primeiro a entender como essas técnicas poderiam ser usadas para fazer do cinema uma forma de linguagem.

Paula Lima

Um comentário:

  1. ok.
    a leitura é um pouco dificultada por conta da cor da fonte.
    e a produção?

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