segunda-feira, 9 de abril de 2012

Branca de Neve é readaptada ao cinema

O clássico “A Branca de Neve” foi criado na Alemanha no século XVIII e recontado no cinema por Walt Disney. A fábula é levada ao teatro encantando crianças e adultos, e nesse ano foi adaptada novamente as telas. A sua última versão foi lançada nos cinemas no Brasil na última sexta-feira (6) e em junho terá outro lançamento.
A história é tradicional da Alemanha, porém a mais conhecida foi divulgada pelos irmãos Grimm, dois alemães escritores de contos infantis, e publicada em um de seus livros em meados de 1820. Nas primeiras versões alemãs os anões eram substituídos por ladrões, e o diálogo da rainha má com o espelho era, na época, feito com o Sol ou a Lua.  

Uma das alterações mais populares foi feita pelos estúdios Walt Disney, lançada nos cinemas dos EUA em 1938. Foi o primeiro longa-metragem de animação produzido pela Companhia e o primeiro a estrear os “Clássicos da Disney”. Relançado diversas vezes até 1993, recebeu um Oscar especial da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.

O conto também foi aos palcos. Até hoje encanta grandes plateias em espetáculos infantis de teatro por todo o mundo e apresentações de balé.

A readaptação se chama “Espelho, espelho meu” e tem no elenco Julia Roberts, como a rainha má, e Lily Collins como a Branca de Neve. Em junho outra versão será lançada, “A Branca de Neve e o Caçador” com Kristen Stewart como protagonista. Os trailers mostram que houve uma super produção para a história que foi atualizada sem perder os traços originais do conto.


Rafaela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário