domingo, 3 de junho de 2012

Olhar de Cinema tem programação de sucesso



O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba começou na última terça-feira, dia 29 de maio, com sucesso de público. Todos os eventos do festival lotaram os locais onde foram realizados. A programação do primeiro dia de festival começou durante a tarde com o seminário de Erick Soares no SESC Paço da Liberdade. A primeira tarde ainda contou com a exibição dos filme “Noite de estreia” e “Sombras”, ambos apresentados nas salas da Cinemateca.

À noite, foi realizada a abertura oficial do evento. A cerimônia aconteceu no Auditório Salvador de Ferrante – o Guairinha. Os 496 lugares do teatro estavam ocupados pela imprensa e o público. O diretor do festival, Aly Muritiba, realizou um discurso para celebrar o acontecimento do evento. O filme “Mr. Sganzerla” foi exibido na cerimônia.

A cerimônia de abertura do Festival aconteceu no Guarinha


O seminário ministrado por Erick Soares foi o primeiro da série de cinco que serão realizados durante o evento. Assim como ele, os demais seminários também acontecerão no SESC Paço da Liberdade, sempre às 13 horas e 30 minutos. Com o tema “Tecnologias e fluxos de produção de cinema digital com câmeras super 35mm digital HD e 4k”, o seminário teve como o objetivo oferecer uma visão geral das tecnologias e produtos disponíveis no mercado para a produção de filmes em digital. Além disso, Soares buscou traçar um panorama das opções de como tratar o conteúdo de cada tecnologia em seus fluxos de trabalho agilizando e viabilizando os trabalhos desde a produção até a pós-produção. O palestrante Erick Soares é especialista em novas tecnologias e produtos no mercado de Broadcast e há 13 anos trabalha na Sony como engenheiro de Suporte a Vendas.

                                          
Erick Soares ministrou o seminário sobre tecnologia


Os filmes da mostra “Olhar Retrospectivo” foram os primeiros filmes a serem exibidos pelo Olhar de Cinema. As exibições foram realizadas nas salas da Cinemateca de Curitiba. O filme escolhido para abrir a programação foi “Noite de Estreia”, do diretor John Cassavetes. O longa conta a história de uma mulher incapaz de admitir que está envelhecendo. Do mesmo diretor de “Noite de Estreia”, o filme “Sombras” também fez parte da programação do primeiro dia de festival. “Sombras” fala do romance de uma mulher branca descendente de negros com um homem branco. Cassavetes é norte-americano e dono de um estilo de trabalho próprio. Seus filmes são produzidos com orçamento reduzido, produção independente e a mesma equipe de técnicos e atores. O diretor é considerado o “pai” do cinema independente dos Estados Unidos. O filme “Sombras” será exibido novamente na sexta-feira, no Espaço Itaú de Cinema. 


“Mr. Sganzerla” foi o filme escolhido para ser exibido na cerimônia de abertura realizada ontem no Guairinha. Brasileiro, o filme recria o ideário do cineasta Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua obra.

O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba vai até a próxima segunda-feira, dia 04 de junho. Os eventos acontecem no Espaço Itaú de Cinema, Cinemateca de Curitiba, SESC Paço da Liberdade, SESC da Esquina, Teatro Guairinha e Museu Oscar Niemeyer. Toda a programação do evento é de entrada franca, os bilhetes estarão disponíveis nas bilheterias com antecedência de uma hora de cada sessão. Só é possível retirar um ingresso por pessoa. Algumas exibições possuem classificação indicativa. A programação completa do festival está disponível em www.olhardecinema.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário