terça-feira, 23 de outubro de 2012

CineMaterna - cinema para mamães e bebês



    Você que já é mãe, entende que quando a maternidade acontece muitas das tarefas que eram feitas antes, se tornam mais complicadas. Pensando nesta situação um grupo de discussão pela internet sobre parto humanizado e maternidade ativa, pensou em criar o CineMaterna. 


                                          Divulgação


    A ideia começou após que uma mãe cinéfila declarou que sentia muita falta de ir ao cinema após o nascimento de seu primeiro filho. O CineMaterna então, organizou um grupo de 10 mães com seus bebês - entre 20 dias e 4 meses de idade "invadiram" um cinema para a primeira sessão batizada de CineMaterna , em fevereiro de 2008. As sessões acontecem em diversos lugares do pais.

    Desde o começo o programa foi um sucesso! E as mães logo transformaram essa atividade em um encontro semanal . Nesses encontros as mamães podiam além de conferir os filmes, amamentar, trocar fraldas conversar sobre a experiência da maternidade.Cláudia Frivori, professora, logo após dar a luz a seu filho, Matheus, pensou que não poderia mais frequentar o cinema por muito tempo. Quando ficou sabendo das sessões, logo se inscrever e foi assistir. Ela e Matheus foram ao cinema quando ele tinha apenas 20 dias."Foi ótimo poder frequentar o cinema junto ao meu bebê e saber que sou respeitada como mãe", disse.


                                         Divulgação

    
   O projeto encanta as mamães , principalmente pelo fato de que ao dar a luz os dois não querem se desgrudar. Matiely Semiguem, bailarina, é mãe do Mathias de 2 meses, ela acredita que estas sessões são muito importantes, pois os bebes estarão em um ambiente só de mães e filhos, um local mais calmo e aconchegante.  "Saber que todas ali estão nas mesmas condições que a minha e não vão reclamar se eu levantar no meio da seção para trocar a fralda e amamentar ou ate mesmo se meu bebe chorar é maravilhoso", diz Matiely.

Para mais informações, acesse  http://www.cinematerna.org.br/.

FAP realiza Seminário Nacional Cinema em Perspectiva


A Faculdade de Artes do Paraná (FAP) realiza de 06 a 09 novembro em Curitiba, o Seminário Nacional Cinema em Perspectiva. O intuito do encontro é discutir e atualizar estudantes e profissionais sobre os desafios da multiplicidade de perspectivas dos tempos atuais.
          Em paralelo serão realizadas a IV Semana Acadêmica de Cinema, o Seminário de Práticas em Cinema e mostras de filmes dos mais variados gêneros e estilos. Os temas em destaque são Cinema e Educação na perspectiva contemporânea; O lugar do som no cinema, Roteiro Cinematográfico, percursos e desvios; A produção cinematográfica à luz das novas leis de fomento; e Cinema Documentário em perspectiva.
          No evento acontecerão conferências, mesas-redondas, simpósios, oficinas, mostras referentes ao tema, palestras, apresentações culturais, lançamentos de livros, comunicações, cobrindo as diferentes perspectivas do cinema e seu caráter multidisciplinar. Também estarão disponíveis pesquisas, produções intelectuais e outras atividades desenvolvidas no campo de investigação do cinema e vídeo, desenvolvidas ao longo do ano letivo, nos diferentes segmentos do curso de cinema.

Para mais informações sobre a programação e inscrições acesse o site: www.cinemaemperspectiva.com.br

Fonte: Governo do Estado do Paraná

Rafaela Carvalho

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cineclube Sesi exibe Ciclo Vanguardas Cinematográficas em outubro


      O Cineclube Sesi exibe durante este mês filmes de cineastas que lutavam por um cinema livre. As exibições acontecem na Sala Multiartes, no Centro Cultural Sistema Fiep.
     Segundo o site do Sesi os filmes servem como uma introdução ao cinema surrealista ("O Sangue de um Poeta", de Jean Cocteau), expressionista ("O Anjo Azul", de Joseph Von Sternberg), impressionista ("Napoleão", de Abel Gance) e , no meio desta revolução estética, o filme do brasileiro Mario Peixoto, "Limite".
      Cinema de Vanguarda é cinema de invenção, de poesia, mas também um cinema de resistência. A palavra "vanguarda" vem do léxico militar e designa os soldados que vão à frente no campo de batalha. No caso destes cineastas e das propostas estéticas em questão, a batalha era pela libertação do cinema das amarras narrativas e das imposições comerciais. 

      O curador no Cineclube, Miguel Haoni, explica que “o ciclo traz uma pequena amostra de alguns dos movimentos que durante os anos 20 e 30 pretendiam oferecer resistência à hegemonia do recém-estabelecido cinema narrativo”. Após a exibição dos filmes acontece um bate-papo que aborda todas as questões propostas pelos cineastas.


Cineclube Sesi
      O Cineclube Sesi é uma iniciativa das áreas de Cultura e Educação – Centro de Línguas e Culturas, que durante o ano oferece para o público o contato com um idioma estrangeiro através de atividades diferenciadas e que fomentam o interesse por diversas culturas.

Programação:
Data: 04/10, às 18h30
 “Napoleão”, de Abel Gance (1927)

Duração: 235 min
Classificação: 12 anos
Discussão: Devido ao tempo de duração do filme, não haverá discussão após a sessão

Data: 11/10, às 19h30
 
“O Anjo Azul”, de Joseph Von Sternberg (1930)
Duração: 90 min
Classificação: 14 anos
Discussão: Português e inglês


Data: 18/10, às 19h30
 
“O Sangue de um Poeta”, de Jean Cocteau (1930)
Duração: 55 min
Classificação: 14 anos
Discussão: Português e francês
Parceria: Aliança Francesa de Curitiba e Institut Français


 Data: 25/10, às 19h30
 “Limite”, de Mario Peixoto (1931)
Duração: 120 min
Classificação: Livre
Discussão: Somente em português

*As exibições dos filmes acontecem na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro)
*Informações pelo site: www.sesipr.org.br/cultura
*Vagas limitadas por ordem de chegada.


Fontes: SesiPR e CinemaSkope

Rafaela Carvalho