quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Cineclube Sesi exibe Ciclo Vanguardas Cinematográficas em outubro


      O Cineclube Sesi exibe durante este mês filmes de cineastas que lutavam por um cinema livre. As exibições acontecem na Sala Multiartes, no Centro Cultural Sistema Fiep.
     Segundo o site do Sesi os filmes servem como uma introdução ao cinema surrealista ("O Sangue de um Poeta", de Jean Cocteau), expressionista ("O Anjo Azul", de Joseph Von Sternberg), impressionista ("Napoleão", de Abel Gance) e , no meio desta revolução estética, o filme do brasileiro Mario Peixoto, "Limite".
      Cinema de Vanguarda é cinema de invenção, de poesia, mas também um cinema de resistência. A palavra "vanguarda" vem do léxico militar e designa os soldados que vão à frente no campo de batalha. No caso destes cineastas e das propostas estéticas em questão, a batalha era pela libertação do cinema das amarras narrativas e das imposições comerciais. 

      O curador no Cineclube, Miguel Haoni, explica que “o ciclo traz uma pequena amostra de alguns dos movimentos que durante os anos 20 e 30 pretendiam oferecer resistência à hegemonia do recém-estabelecido cinema narrativo”. Após a exibição dos filmes acontece um bate-papo que aborda todas as questões propostas pelos cineastas.


Cineclube Sesi
      O Cineclube Sesi é uma iniciativa das áreas de Cultura e Educação – Centro de Línguas e Culturas, que durante o ano oferece para o público o contato com um idioma estrangeiro através de atividades diferenciadas e que fomentam o interesse por diversas culturas.

Programação:
Data: 04/10, às 18h30
 “Napoleão”, de Abel Gance (1927)

Duração: 235 min
Classificação: 12 anos
Discussão: Devido ao tempo de duração do filme, não haverá discussão após a sessão

Data: 11/10, às 19h30
 
“O Anjo Azul”, de Joseph Von Sternberg (1930)
Duração: 90 min
Classificação: 14 anos
Discussão: Português e inglês


Data: 18/10, às 19h30
 
“O Sangue de um Poeta”, de Jean Cocteau (1930)
Duração: 55 min
Classificação: 14 anos
Discussão: Português e francês
Parceria: Aliança Francesa de Curitiba e Institut Français


 Data: 25/10, às 19h30
 “Limite”, de Mario Peixoto (1931)
Duração: 120 min
Classificação: Livre
Discussão: Somente em português

*As exibições dos filmes acontecem na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro)
*Informações pelo site: www.sesipr.org.br/cultura
*Vagas limitadas por ordem de chegada.


Fontes: SesiPR e CinemaSkope

Rafaela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário