terça-feira, 22 de maio de 2012

FITO, a arte de transformar o simples em principal

 Ao andar pela cidade, você se depara com um saca -rolhas gigante. Primeiramente ocorre o susto, e depois o pensamento "o que isto faz ai, no meio da rua?". Concerteza a última hipótese que passará por sua cabeça, é que este objeto representa uma bailarina. Mas é isto mesmo! Esta idéia diferente faz parte do FIPO  ( Festival Internacional de Teatro de Objetos).

 Juntar elementos do cinema e do teatro, criando cenários complexos com objetos simples e transformar a percepção dos espectadores é um dos objetivos da Corifeu Produções. Para quem também se interessa por esse tema, uma boa dica é conferir o FITO, que ocorrerá em curta temporada de 25 a 27 de Maio no Museu Oscar Niemeyer.

                        Divulgação /site
     O festival,  esta pela primeira vez na cidade de Curitiba, trazendo uma nova visão sobre objetos de nosso cotidiano, que se transformam em protagonistas dos espetáculos. São 13 grupos, de sete países como França, Argentina. Itália, Israel, Holanda, Espanha e Brasil, que farão 60 apresentações gratuitas.Em sua jornada pelo Brasil, o FITO – único festival do tipo no País -, já foi visto por mais de 200 mil pessoas de sete cidades diferentes: Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MT), Manaus (AM) e no Recife (PE).
     Nos três dias do Festival também acontece a Mostra Viva na qual acontecerão performances curtas, realizadas por atores, para pequenos grupos. Depois que a performance é finalizada, o ator explica ao público fundamentos básicos do teatro de animação de objetos e convida alguns espectadores a participar da cena.


Divulgação /site

     Outra ação de interação entre o festival e o público é a Fitografia, um espaço cenográfico onde o público é convidado para uma fotografia dançando com um cabideiro. À disposição dos visitantes, há uma série de chapéus para que cada um “dê a cara” que prefere ao seu parceiro de dança. No final, quem quiser leva para casa como lembrança a foto.

     Além dos espetáculos, irão ocorrer oficinas gratuitas referentes ao tema,  no SESI Cultural (Av. Cândido de Abreu, 200, Centro Cívico) que começam quatro dias antes da programação oficial. A primeira, “Objetos entre a arte, o teatro e o jogo”, acontece entre 21 e 25 de maio, das 9h às 13h, com apenas 30 vagas, para o público adulto. E também a oficina tem como tema “Objetos: Intervenção Pedagógica”.


         Divulgação /site

Serviço:


Museu Oscar Niemeyer, de 25 a 27/05
a partir das 15h00




Para conferir a programação clique aqui.

Daphine Augustini

Nenhum comentário:

Postar um comentário