sexta-feira, 18 de maio de 2012

Um misto de sonho e poesia

        Uma das inspirações da agência Corifeu Produções é a minissérie "Hoje é dia de Maria", exibida pela Rede Globo em 2005. 


        Composta por 8 capítulos, a minissérie chamou a atenção do telespectador na época por sua linguagem diferenciada. O diretor Luiz Fernando Carvalho trabalhou durante 12 anos no projeto recheado de simbolismos, que continha uma estrutura narrativa e estética baseadas em sonhos. 


        "Hoje é dia de Maria" foi toda gravada em uma grande cúpula, localizada no palco onde foi realizado o Rock in Rio III. A estrutura foi montada sobre a terra sem nenhuma base de concreto, e o cenário era todo pintado a mão, um ciclorama de 1,70m de comprimento por 10m de altura. O painel pesava mais de uma tonelada e consumiu 2.170 litros de tinta, pois conforme a personagem Maria mudava de paisagem o ciclorama era repintado.


       
        Todos os elementos da minissérie foram feitos de forma quase artesanal, pois a ideia das equipes de arte, figurino e iluminação era a de reaproveitar materiais. Foi necessário envelhecer quase todos os objetos usados em cena, e foram criados desde folhas de milho até estandartes de festas populares. Os cavalos foram feitos em tamanho real e ganharam ares de pelagem através da mistura de tecidos e retalho. Mas foi o pássaro (par romântico da heroína) que mais recebeu atenção em sua produção: foram necessários 2 meses para que o produto final fosse finalmente construído. Ele passou por várias mãos de artistas até chegar ao objetivo desejado, que era o de transformar o pássaro em uma figura mítica.




         Aderecistas, estagiários e pintores participaram em mais de 5.000 horas para a realização dos bonecos e dos atores. Alguns destes bonecos tiveram até 3 metros de altura. Na trilha sonora, além de composições inéditas, foram feitos novos arranjos para canções de Villa-Lobos e para obras de Guerra Peixe, Alceu Boquino, entre outros.




SINOPSE: É a fábula infantil de uma menina órfã de mãe, cuja madrasta a seduziu com favos de mel para depois lhe dar o fel. Sua madrasta a enterrou nas terras do pai viajante e lá cresceu um capim muito verde. Quando o pai retornou, ao passar por aquele terreno, ouviu o canto da menina e a desenterrou, ressuscitando-a.
Cansada do inferno no lar, causado pela madrasta, Maria foge em busca das franjas do mar, e faz um longo passeio pelos contos populares brasileiros. Em sua viagem, se encontra com vários personagens fantásticos e é amparada pela imagem de Nossa Senhora da Conceição, que dá alento. Ao defender o amigo Zé Cangaia do demônio Asmodeu, que queria lhe comprar a sombra, Maria desafia o Diabo, que, irado, lhe rouba a infância.
De um dia para o outro, Maria acorda já adulta, e conhece o seu amado, um jovem vítima de uma maldição: durante a noite é homem, mas ao raiar do dia é transformado num pássaro que sempre a seguiu e protegeu desde menina. O amor de Maria tem dois inimigos: o Diabo Asmodeu e o saltimbanco Quirino, que apaixonado por ela e louco de ciúme
, aprisiona seu amado.


E você, o que acha de toda essa produção?
Gostaria de rever esta minissérie?


Rafaela Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário