quarta-feira, 16 de maio de 2012

Animações cinematográficas: diversão e conhecimento para adultos e crianças

    No dia 28 de Outubro de 1892, ocorreu a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo, feita por Émile Reynaud, em Paris.O processo foi feito utilizando quadros (fotografias) para dar vida à uma figura desenhada. A partir desta data muitos filmes de animação marcaram a história do cinema evoluindo a cada produção. Os filmes de animação,marcaram a vida de muitos baixinhos ao redor do mundo. Filmes clássicos como " A Branca de Neve" de 1937, "Cinderela" de 1950, "Alice no país das maravilhas", 1951, entre outros, ficaram na memórias de milhares de crianças e são vistos até hoje.
    Porém animação não é só assunto de criança. Muitas produções como Akira (1988), Final Fantasy VII: Advent Children (2005), Resident Evil: Degeneration (2008) , A Lenda de Beowulf (2007) e O Senhor dos Anéis  (1978), são desenhos com maior seriedade e que interessam mais ao público adulto. Também nesta lista podemos citar filmes que fazem a cabeça tanto de adultos como de crianças. "O Rei Leão", de 1994, foi a primeira animação que não foi inspirada em um conto de fadas, e apresentou ao público momentos de tragédias, morte e traição,(o personagem Mufasa, pai de Simba, é o primeiro a aparecer morto diante das telas), sendo a primeira animação a fazer sucesso de bilheteria. O filme " Toy Story", 1995, não deixou de ser considerado um marco, isso porque foi o primeiro filme inteiramente feito por computador. Existem também, muitas animações que além do sucesso, trouxeram polêmicas para as telinhas, como Pokemon, que estreou no Brasil em 1999,  e foi o primeiro desenho animado da história a mandar crianças para o hospital.
    Hoje as histórias animadas lotam as salas de cinema a cada nova produção. Tantos os adultos quando as crianças apreciam e aprendem com essas histórias. Um doa melhores exemplos é o ogro Shrek, que mesmo com sua aparência verde e grotesca, virou o queridinho do mundo inteiro. Sua história de amor com a também ogra Fiona inspira desde casamentos a festas infantis. A mensagem de respeito as diferenças, amor e superação, vem embutida em uma história muito engraçada e divertida.


Segundo o site R7, a revista inglesa de cultura e comportamento Time Out fez, em 2009, um ranking com as 50 melhores animações já produzidas. Confira*:

1 – Meu Vizinho Totoro (1988, dirigido por Hayao Miyazaki)
















2 - Branca de Neve e os Sete Anões (1937, por David Hand)
















3 - Pernalonga e Papaléguas - O Filme (1979, por Chuck Jones e Phil Monroe)

















4 – Fantasia (1940, por vários diretores)













5 – Toy Story (1995, por John Lasseter)















6 - A Viagem de Chihiro (2001, por Hayao Miyazaki)
















7 - Yellow Submarine (1968, por George Dunning)


















8 - As Bicicletas de Belleville (2003, por Sylvain Chomet)















9 - South Park: Maior, Melhor e Sem Cortes (1999, por Trey Parker e Matt Stone)















10 - Robin Hood (1973, por Wolfgang Reitherman)



















*Para conferir a lista completa acesse: http://entretenimento.r7.com/jovem/noticias/conheca-as-50-melhores-animacoes-de-todos-os-tempos-eleitas-por-famoso-cineasta-20091008.html




Daphine Augustini

Nenhum comentário:

Postar um comentário